quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sobre a primeira semana de estágio

Ao iniciar o estágio curricular, lancei para a turma a proposta central do trabalho: produzir um documentário que retratará o dia a dia dos alunos do primeiro ano na escola. Eles ficaram empolgadíssimos, muito embora me tenha parecido que num primeiro momento eles não tivessem entendido bem do que se tratava a proposta. Pois questionaram: como a gente vai aparecer no telão? Tu sabes fazer filme, profe? etc...
Então expliquei melhor. Falei-lhes que para fazer um filme nos precisaríamos apenas de uma câmera ou filmadora ou celular e muita participação de todos. Disse-lhes que durante as nossas atividades corriqueiras eu estaria filmando e/ou fotografando para adicionar isso tudo ao filme. Também expliquei que mais adiante a turma seria dividida e que eles próprios também fotografariam e filmariam.
A turma ficou bem ansiosa. E ao longo da semana perguntaram-me sobre "quando eles fariam as coisas"?! Ou seja, parece-me que eles ainda não se deram conta de que já iniciamos os trabalhos. Afinal, eles querem é pôr a mão na massa ou melhor, na câmera!
Como atividade de motivação para a construção da arquitetura documentário realizei um passeio com a turma pelas dependências da escola:
"Subimos as escadas e passamos de sala em sala nos apresentando e desejando bom dia às turmas e aos professores, fomos até a sala de vídeo e descemos pela outra escada; caminhamos até a cozinha e entramos lá – conversamos com as merendeiras e vislumbramos a comida que estava sendo preparada; entramos na sala de professores, na secretaria e na direção; vimos onde situam-se todos os cinco banheiros da escola; seguimos visitando as turmas do térreo; também conhecemos o depósito e a sala onde são guardados os materiais de educação física; observamos todos os pontos do pátio.
Filmei alguns trechos desse passeio e pensei em utilizar este material no making off do documentário." (Este trecho foi copiado da reflexão semanal de meu pbworks, referente a semana 1.)
 
Ainda sobre a primeira semana.
Levei a turma pela terceira vez até o ambiente informatizado da escola. Antes de sair da sala combinei com eles que num primeiro momento eles deveriam tentar escrever as vogais utilizando as ferramentas do Tux Paint e que depois, no segundo momento, eles poderiam explorar os jogos do GCompris. Me surpreendi! A turma cumpriu com o combinado, realizando as tarefas com sucesso!
 
Outra atividade legal que realizei foi a construção do gráfico de barras para ilustrar a quantidade de pessoas cujos nomes iniciam com a mesma letra. Em meu pbworks relatei o seguinte: "No fundo da sala de aula eu tenho um painel confeccionado em papel pardo; nele há as fotos de cada criança acompanhadas dos respectivos nomes escritos com as letras iniciais destacadas. Pois bem, solicitei que os alunos olhassem para este painel e respondessem a medida em que eu indagava: quais os nomes que começam com a letra A? Quantos são? (Estas perguntas eu fiz para cada letra do alfabeto.) Na medida em que os alunos respondiam eu ia anotando no quadro. Concluída essa etapa, fixei no quadro um gráfico pré-pronto. Era o gráfico de barras dos nomes dos alunos. Expliquei à turma que cada quadrinho representava um aluno e fiz a correlação com as anotações do quadro, mostrando-lhes que se tratava de uma coisa só. Eu disse-lhes que cada aluno pintaria o seu quadrinho. Terminada a pintura do gráfico partimos para a análise do mesmo. Pela interação e pelo interesse apresentados por parte dos alunos para com a atividade, suponho que eles tenham entendido o propósito e que tenham gostado de participar."

domingo, 4 de abril de 2010

Estou triste!


Pessoal, estou muito triste! Pois neste feriadão de Páscoa roubaram o meu carrinho. E o que é ainda pior, roubaram com o meu material de trabalho dentro dele. É isso mesmo. O meu diário de classe do primeiro ano estava lá dentro e a minha pasta também. Neles, todas as minhas anotações importantes acerca de meus aluninhos, a atividade realizada por eles no primeiro dia de aula, os registros de tudo o que eu havia realizado até então e tudo o mais. É uma lástima!
Mas sou forte e não vou deixar a tristeza tomar conta de mim! Vou mergulhar de cabeça na idéia que pretendo pôr em prática com a turma 11. Nosso documentário será um sucesso!
Nas próximas postagens estarei trazendo novidades sobre esse trabalho. Até lá!

Professora ou arquiteta?

Bem dizem que o professor de tudo é um pouco... agora sou arquiteta! (risos)
Deixa eu explicar para os leitores não-peadianos:
Neste semestre desenvolverei junto a uma de minhas turmas, mais precisamente a turma de primeiro ano, o estágio curricular de meu curso de licenciatura em Pedagogia EAD. E, para tanto proporei a realização de uma arquitetura pedagógica, um documentário, focado no espaço escolar no qual nos situamos.
Estou com grandes expectativas em torno desse trabalho. Creio que vá render bons frutos. É algo nunca antes experimentado por mim. Estou com muita vontade de iniciar porém, com medo das críticas (ruins) que muito provavelmente irei receber de alguns pais e colegas de trabalho. Mas já dizia o gaudério: "não tá morto quem peleia!" Tenho garra e força de vontade.

Entre a cruz e a caldeirinha

Mais um ano se inicia... expectativas, angústias, incertezas e insegurança... sinto um mix destes sentimentos!
Estou ansiosa! Recebi novas turmas, novos alunos... inclusive ganhei a turma de primeiro ano que tanto pedi à minha diretora. Mas... "e agora, José?" São 30 alunos, nove semanas de intenso trabalho e as temíveis visita e avaliação da supervisora de estágio... que medo!
Durante o período de sondagem pude constatar que a turma é demasiadamente imatura, agitada e barulhenta. Contudo, o nível cognitivo é muito bom, se comparado às antigas turmas de primeira série com as quais trabalhei nessa mesma escola. Isto me acalentou.
Me peguei pensando inúmeras vezes sobre a possibilidade de realizar o estágio com a minha outra turma, um terceiro ano. Ao mesmo tempo lembrava que na outra escola os recursos tecnológicos eram escassos. Então tornava a firmar o pensamento na turma de primeiro ano. Santo dilema!!! Estive nesses últimos dias entre a cruz e a caldeirinha! Mas me decidi, afinal não havia mais tempo hábil para trocas. Seja o que Deus quiser e o que o Diabo permitir!
Obs.: Perdoem-me pois hoje estou muito coloquial.