segunda-feira, 28 de junho de 2010

Décima semana de estágio: Que sufoco!!!

O documentário finalmente nasceu!
Nosso filme ficou com cerca de 30 minutos. Eu o montei no programa Movie Maker. Porém, eu não consegui salvar o projeto como filme (sempre acabava dando pane e não funcionava). Assim, na sexta-feira - último dia de estágio, levei a minha cpu (onde estava o projeto) e instalei o datashow da escola nela. Conseguimos assistir o filme! Os alunos amaram! A medida em que eles assistiam iam tecendo comentários do tipo: “olha lá eu!' “é tu, fulano!”...
Foi uma experiência e tanto! (para mim e para eles...)
********************************************************************************
Depois de uma semana tentando eu finalmente consegui salvar em formato de filme o supracitado projeto!!! Deu muito trabalho, tive de refazer TUDO, iniciando o projeto de vídeo do zero. Eu peguei slide por slide de vídeo e transformei para MPG; em seguida fui montando no storyboard. Precisei "fatiar" o projeto em nove partes e baixar ao máximo a resolução. Só depois disso consegui salvar como filme.
Depois de salvar os 9 filmes, eu transformei cada um deles (de MPG para 3GP) para conseguir publicar no YouTube.
Detalhe: para chegar ao procedimento que descrevi, passei horas fuçando na internet, buscando ajuda em fóruns especializados! Foi bem desgastante.

Mais adiante estarei postando os vídeos aqui, ok?!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nona semana de estágio – muitas atividades!



Ao longo da semana realizamos (a turma e eu) inúmeras atividades. Trabalhamos com a questão ambiental, em comemoração à passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (produzimos um germinal e confeccionamos cartazes), realizamos uma avaliação escrita, trabalhamos com a música Desengonçada (da Bia Bedran), recebemos a visita da tutora Simone, participamos da Feira de Ciências da nossa escola etc... enfim, foram atividades envolventes e significativas!

Oitava semana – Onde está o currículo oculto?

Dando-me conta de que em minhas reflexões eu ainda não havia contemplado a questão currículo oculto – uma vez que costumo me prender muito aquilo que é formal – busquei o que de mais relevante havia acerca disso (dentro do contexto de minha prática pedagógica). Vasculhei pensamentos. Encontrei então a questão ludicidade: os atos de brincar, cantar, divertir-se...
Ok, mas onde estão as evidências? Como provar a existência de um espaço lúdico na sala de aula?
Fui à cata. E certa manhã, naquela semana, perguntei a turma como quem não queria nada:
Pessoal, digam pra profe quando é que a gente brinca e canta na escola?
Respostas surgiram como uma avalanche. Fiz um apanhado e sintetizei:

  • gostamos muito de cantar, aliás costumamos cantar durante a realização das atividades;
  • sempre que um de nós conclui a atividade proposta, a profe deixa pegar um brinquedo da estante e brincar;
  • no finalzinho da aula, depois da última tarefa, sempre sobram uns minutinhos... brincamos com massinha de modelar ou com os brinquedos que trazemos de casa!
  • no horário do almoço, enquanto aqueles que querem comer vão ao refeitório com a profe, os demais ficam brincando no pátio; quando a profe chama para escovar os dentes a brincadeira acaba!
  • e quando os colegas estão muito agitados, com dificuldade de concentração a profe deixa a gente brincar uns minutinhos no pátio, depois voltamos à sala e realizamos tudo com muito gosto!

E, para corroborar a importância do brincar uma fala de Winnicott: “é no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua liberdade de criação.” (Winnicott, 1975, p.79).

domingo, 20 de junho de 2010

SÉTIMA SEMANA DE ESTÁGIO

Olá!


Vocês devem estar se perguntando: e o documentário, hein? Pois bem, a saga continua! (risos)

Nessa semana resolvi mudar a tática. Utilizei o período da hora do conto (que é com outra professora) para realizar as filmagens com uma dupla de alunos. De certa forma deu certo, porque consegui gravar o vídeo. Mas por outro lado, não gostei; pois privei estes alunos de participarem da mesma atividade que o grande grupo participava. No fim acabei me sentindo mal... mas isso passou, afinal estou estagiando, ou seja, estou num período de experimentações. Valeu a experiência!

Sexta semana de estágio

Durante a sexta semana de estágio realizamos muitas atividades, contemplando assim o planejamento semanal. Dentre elas, ensaios periódicos para a presentação de nossa turma no já tradicional Chá das Mães, de nossa escola. Além de ofertarmos a música Meteoro da Paixão produzimos uma apresentação em ppt para as mães. Esta segue logo abaixo:

terça-feira, 1 de junho de 2010

QUINTA SEMANA DE ESTÁGIO

Durante a quinta semana de estágio, minha turma e eu trabalhamos muito em cima das práticas da leitura hipotética, da escrita e da oralidade. Assim, não pude deixar revisitar os materiais disponibilizados pela interdisciplina Linguagem e Educação; principalmente o texto 3 do módulo 3 “Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009)”. Desse documento destaco duas falas bem interessantes e que foram ao encontro da minha proposta de trabalho naquele período:


"Ao ouvir histórias, a criança cria hipóteses sobre como se sentiria se estivesse frente aos mesmos dilemas e situações do personagem”. (Gilka Girardello)

“Ao construir narrativas, a criança brinca com a realidade e encontra um jeito próprio de lidar com ela”. (Thais Gurgel)

A seguir algumas narrativas produzidas pelos estudantes da minha turminha.