quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Eixo IV




Dentre as publicações relacionadas ao eixo IV do curso, percebi poucas postagens reflexivas. Mas pude notar que naquele momento eu me preocupava em relatar aos leitores do blog as experiencias que eu praticava com os alunos. Contudo, apenas duas postagens evidenciaram a minha prática por meio de fotos. Uma pena... ou desleixo??!

  • Seminário Integrador IV

Em abril de 2008 fiz uma postagem onde analisei a minha apresentação do workshop final (eixo III). Nela, escrevi que eu havia sentido falta de uma maior quantidade de registros midiáticos acerca daquilo que eu trabalhara ao longo do eixo; inclusive me mostrei disposta a sanar o problema... mas não consegui! Continuei "peleando" com o blog e fazendo o mínimo possível.
Sabem, é estranho e eu nem sei explicar direito! Ocorre que eu não consigo (até hoje) ter simpatia por este blog; sei da importância da utilização desta ferramenta, inclusive incentivo colegas a utilizarem com os seus alunos, mas eu mesma não utilizo; prefiro outros recursos.
E, falando com sinceridade, eu não visito os blogs dos colegas peadianos, nem faço questão de que visitem o meu. Internautas, julguem-me à vontade, pensem o que quiserem... mas se há uma coisa que eu não consigo, é agir com HIPOCRISIA! Se vocês me perguntarem: tá, e aí, tu não visita nem um blog?! Eu lhes direi: visito! Visito blogs de decoração, de artesanato, de culinária, de cinema, de educação (para baixar material didático) e só!
Desde o início do curso tenho essa resistência, e não consigo quebrá-la. Não gosto de me sentir obrigada a expor minhas idéias... é isso. Não vejo o blog como uma ferramenta para socialização de aprendizagens e aflições minhas, mas sim, como uma vitrine! Sinto-me como um franguinho assado naquelas churrasqueiras elétricas: exposição total! Sou muito reservada e ainda não consegui superar isto...
Também fiz alguns post's sobre o PIE (Plano Individual de Estudos). Esta tarefa tinha a finalidade de nos preparar para um trabalho posterior, o PA (projeto de aprendizagem). O meu PIE visava a testagem de ferramentas e recursos a serem utilizados em blog's. Escolhi este tema justamente para ver se eu me animava a escrever mais (e melhor) em meu blog oficial. Não surtiu efeito, continuei/continuo "cambaleando" pelo blog.

  • Representação do Mundo pela Matemática
Em 29/06/08 – socializei uma atividade que criei, cujo foco era o vídeo em sala de aula aliado à matemática. Esta atividade envolvia duas interdisciplinas: TIC's e matemática.
E em 07/07/08 – fiz dois post's onde socializei duas atividades relacionadas à inter de matemática, novamente uma sobre sólidos geométricos e outra sobre tangram.
Foram duas atividades que eu gostei de fazer junto aos alunos, por isso postei.
  • Representação do Mundo pelas Ciências Naturais
Em 07/07/08 – Realizei apenas duas postagens acerca da interdisciplina de Ciências (mesma data). Ambas foram pouco reflexivas, pois referiram-se a extratos de atividades solicitadas pela inter. Ou seja, mais uma vez realizei post's para cumprir tabela. Veja:
Balance
Luz e sombra
  • Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
Ainda em 07/07/08, fiz um único post sobre esta interdisciplina. Foi uma postagem pobre e sem evidências; apenas contei, sinteticamente, do que travava a atividade realizada pelos alunos (que era uma proposta de atividade da inter de Estudos Sociais). Ou seja, publiquei porque tinha que ser publicado!

  • Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
Como sou da segunda leva de calouros do curso, realizei esta interdisciplina apenas no eixo IV. Dentro desta perspectiva redigi 3 postagens (04 e 05/04/08 e 29/06/08). Todas bem simples, apenas relatando algumas tarefas realizadas acerca da interdisciplina. Nada de aprofundamentos ou embasamento teórico. Contudo, em relação à interdisciplina, penso que eu poderia ter socializado as impressões que eu vinha tendo. Eu adorei esta inter, ela foi bem importante para uma melhor ambientação às novas tecnologias no cotidiano escolar junto às minhas turmas de trabalho.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eixos I e II

INTERDISCIPLINAS:
  1. SEMINÁRIO INTEGRADOR I
  2. SEMINÁRIO INTEGRADOR II
  3. ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
  4. DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA I
  5. FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
  6. INFÃNCIAS DE 0 A 10 ANOS


Ingressei no Pead na “segunda leva”, ou seja, no ano de 2007. Portanto, as interdisciplinas do Eixo I foram diluídas ao longo do curso. Assim, em meu primeiro semestre enquanto discente ead cursei Seminário Integrador I e II concomitantemente às demais interdisciplinas do eixo II.
Minha primeira postagem foi uma poesia de Maikovski (Minha Universidade). Eu abri o blog com essa postagem porque naquele momento, tal poesia traduzia perfeitamente o que eu estava vivendo. Eu era uma quase formanda em Geografia e um “bixo” no Pead!
Tudo era novidade! Mas confesso... logo de cara não simpatizei com o tal blog...
Fiz uma segunda postagem. Era outra poesia... de Brecht! Depois fiquei mais de um mês sem postar nada! Foi aí que aconteceu... Levei o meu primeiro (de muitos outros que estavam por vir) puxão de orelha! (risos)
Realizei outra postagem. Esta referiu-se à Escola da Ponte. E o propósito dela foi compartilhar uma experiência que eu havia vivido no curso de Geografia (que eu cursava concomitantemente ao pead).
A próxima postagem dizia respeito à interdisciplina Fundamentos da Alfabetização. Nela conceituei alfabetização e letramento.
Mais tarde, realizei 6 postagens que nada tinham a ver com as interdisciplinas até então cursadas. Eu as realizei apenas para “cumprir tabela”. Eram postagens superficiais e bobas. Eu não gostava (e ainda não gosto) de ter a obrigação de escrever no blog.
Estas foram as minhas interações com o blog nos eixos I e II do curso: pouco (ou nada) produtivas!
Em contrapartida, interagi bastante com os novos colegas, até porque para alcançarmos os "veteranos", tivemos encontros presenciais adicionais; isto permitiu que eu conhecesse e socializasse com os colegas, construindo muitas aprendizagens não registradas neste blog.