quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fim: rumo ao início.



Parece até mentira, o curso está se encaminhando para o fim!

Foram quatro anos de intenso trabalho, visando uma melhor formação. E nessa caminhada uma nova Márcia nasceu.
Descobri que um título de graduação é pouco; pouco para quem busca constantemente o aprimoramento em prol de uma melhor atuação profissional. Digo isto porque no Pead aprendi que é na ousadia do viver que mora a felicidade! Quando falo em aprimoramento profissional me refiro não somente às construções acadêmicas, mas sim, à mudança de olhar em relação a mim mesma e aos alunos. O Pead mostrou-me que a educação não está fadada ao fracasso, como muitos dizem por ai. Muito pelo contrário, o Pead reafirmou a força da profissão que escolhi para a vida!
Eis que esta Márcia que seguiu "brigando" com o blog, agora se emociona ao relê-lo, pois nele encontra bonitas recordações do firmamento de sua caminhada... Como fui feliz ao longo do curso!
Mas a conclusão dessa etapa não é o fim, é apenas o começo de uma nova caminhada - que também será árdua, mas que me recompensará a contento, tenho certeza. Hoje mesmo fiz a minha inscrição para um processo seletivo de especialização, pois "o tempo não pára, não pára não, não pára" como dizia Cazuza.
Encerro este blog desejando muito sucesso a todos, amém!

Sobre o eixo III

Interdisciplinas:
ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO
SEMINÁRIO INTEGRADOR III
ARTES VISUAIS
LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO
MÚSICA NA ESCOLA
TEATRO E EDUCAÇÃO

Acerca desse eixo realizei bastante postagens. Aliás, foi a partir deste eixo que os posts começaram a melhorar um pouco.


Fiz relatos de experiências vividas em sala de aula, compartilhei e discuti leituras, expus fragmentos de trabalhos construídos dentro das interdisciplinas... e também escrevi besteira, óbvio!!!

Mas a postagem que mais me tocou, ao relê-la, foi “Relato de experiência – Concerto Banrisul para a Juventude”. Aliás, eu nem lembrava mais do que eu e minha colega tínhamos feito... neste post pude relembrar e me emocionar com a nossa pequena loucura.  Influenciadas pela interdisciplina de Música, resolvemos levar duas turmas até o Theatro São Pedro para apreciar música clássica. De que maneira? De ônibus de linha e mais alguns (leia-se muitos) passos a pé! Eta indiada gostosa!!!! (risos)

Eixo IX



INTERDISCIPLINAS:
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Neste eixo redigi e apresentei o trabalho de conclusão de curso, vulgo TCC.
Apesar da correria e de algumas noites mal dormidas (risos) adorei escrevê-lo. Sim, adorei! Foi imensamente gratificante dissertar acerca de algo que ocorreu comigo e que gerou bons frutos; dialogar com os autores e aprofundar reflexões foi bem enriquecedor.
O título do meu trabalho é "Alfabetização Aliada ao Desenvolvimento de Competências". E para compô-lo, contei com o auxílio da professora Beatriz Magdalena (SI); ela foi de suma importância para a qualificação do mesmo.
A banca (apresentação oral do TCC) foi um momento ímpar! Fiquei bastante nervosa pois eu desconhecia a professora assistente; no fim, acabou tudo bem e eu recebi o conceito A, que orgulho!!!
*****************************************
Em relação ao Seminário Integrador IX, foi aquilo de sempre: a peleia com o blog!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Eixo VIII


Interdisciplinas:

Seminário Integrador VIII

Estágio Supervisionado Docência 06 a 10 Anos

Neste eixo realizei 13 postagens, praticamente todas relacionadas ao meu estágio curricular supervisionado. Nelas, contei o que vinha sendo feito a cada semana junto à turma.
****************************************
Aquele período foi muito prazeroso. Através do estágio experimentei o novo, arrisquei sem medo! Produzi junto aos alunos um filme do tipo documentário, através do qual busquei ambientar melhor as crianças (alunos de primeiro ano) àquele espaço (escola grande).
****************************************
E como ocorreu ao longo de todo o curso, não utilizei o blog para fazer grandes desabafos ou reflexões profundas, onde eu pudesse me sentir exposta. Apenas cumpri a tarefa: postar!
Eh, o blog foi o meu carrasco, desde o início... até o fim. Vejam, fiz praticamente todas as postagens no mesmo dia, pois eu fui protelando, protelando... até não poder mais!
Mas agora estou mais aliviada, a sina está chegando ao fim...

Eixo VII



Eixo VII - interdisciplinas:



Seminário Integrador VII

Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Linguagem e Educação

Didática, Planejamento e Avaliação

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS



Este eixo mostrou-me um mundo desconhecido até então. Foi neste interstício que conheci um pouquinho do quotidiano das pessoas surdas. E me encantei! Antes desta inter eu pensava que era impossível incluir um aluno surdo. Depois, mudei de idéia pois provaram-me o contrário.

Dentro da proposta da inter EJA, pude me interar mais de coisas que não fazem parte da minha realidade enquanto educadora de séries iniciais.


No blog:


setembro – escrevi uma mensagem de abertura do novo eixo;

outubro – falei sobre um convite que recebi para mediar um fórum do SI7 e postei uma mensagem para o dia do professor;

novembro – fiz duas postagens referentes á inter Libras. Na primeira, socializei minhas impressões acerca do filme "O menino Selvagem"; na segunda postagem, discuti o filme "E seu nome é Jonas". Fiz, também, duas postagens sobre os assuntos discutidos na inter Linguagem e Educação; teci idéias relativas a escrita, leitura e oralidade (no primeiro post) depois tentei diferenciar letramento social X letramento escolar.

No mesmo mês postei a imagem do pôster produzido para a inter EJA.

Eixo VI



Interdisciplinas:
Seminário Integrador VI

Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
Filosofia da Educação
Questões Ético-raciais na Educação, História e Sociologia 
Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II 




O sexto semestre foi um dos mais interessantes do curso.

Revendo o meu blog encontrei 14 postagens referentes a esse período.

Em março fiz 3 post's: uma saudação inicial, a socialização de um evento do qual participei, onde Vasco Moretto palestrou e uma introdução ao trabalho que eu pretendia socializar com os internautas mais adiante.

Em abril, escrevi duas postagens que dariam sequência ao relato do trabalho desenvolvido com uma de minhas turmas na época. E que eu estava pretendendo socializar com o público leitor.

Em maio discorri acerca de dois vídeos assistidos, o primeiro tinha muito a ver com o que estava sendo estudado em Filosofia da Educação; eu o descobri por acaso, navegando na internet. O segundo post, discutia o filme "A história de Peter", sugerido pela inter EPNE.

Em junho não postei nada. Mas em julho, fiz 7 postagens. Porém, todas configuravam cópias de atividades publicadas primeiramente no ROODA. Foram: 4 post's da inter QEREHS, 1 de Filosofia e 2 da inter Psico II.

A atividade mais marcante para mim foi o estudo de caso sugerido pela inter EPNE. Agora, ao reler essa postagem, no wiki, acabei me emocionando...

*********************************************************************************************************
Notem que mesmo eu tendo afirmado que este eixo foi um dos mais interessantes, o meu blog não esteve tão interessante quando poderia... É o meu problema com as obrigações do blog...

Eixo V


O eixo V foi composto pelas seguintes interdisciplinas:



Seminário Integrador V


Psicologia da Vida Adulta


Projeto Pedagógico em Ação


Organização e Gestão da Educação


Organização do Ensino Fundamental


Escola Cultura e Sociedade - abordagem sociocultural e antropológica


Em meu blog, neste eixo, realizei 16 postagens:
3 postagens da inter Organização e Gestão da Educação – onde em duas, discuto o que seria a gestão democrática e na terceira, eu discuto o texto de Tardiff, "Saberes docentes e formação profissional";
2 postagens da inter Escola Cultura e Sociedade – as duas na mesma data. Nestas postagens, esboço as idéias de Weber e Durkheim;
3 postagens sobre atividades que realizei com os alunos em sala de aula, com fotos;
3 postagens onde cito cursos de formação que eu fazia naquela época;
2 postagens sobre o projeto de aprendizagem - PA (SI5);
3 postagens que se referem a comentários superficiais feitos por mim.
Neste espaço não escrevi nada sobre as interdisciplinas: psicologia da vida adulta, projeto pedagógico em ação, organização do EF.

Esse eixo foi bem desgastante para mim. A inter ECS exigiu muitas leituras longas e de entendimento mais demorado, o que acabou pesando em detrimento das demais interdisciplinas. Todavia esse período enfadonho e cansativo foi amenizado pelas leituras leves e gostosas da inter Psicologia da vida adulta; além disso, tais leituras me auxiliaram sobremaneira naquele período, pois eu estava realizando um estágio com uma turma de EJA, pelo curso de licenciatura em Geografia; os interesses se fundiram!