sábado, 23 de maio de 2009

Hipokrat – dilema moral

Descobri este curta-metragem por acaso, navegando na internet. Nossa, que filme genial! Trata-se de Hipokrat, um vídeo turco. Ele tem tudo a ver com os conteúdos que estamos estudando na interdisciplina de Filosofia da Educação.
Vamos ao filme, conforme minha interpretação.
Um rapaz aguarda numa rua a chegada da namorada. Ao atravessar a rua, a moça é atropelada. A vítima é conduzida ao hospital em estado gravíssimo. O companheiro da moça implora ao médico que tente salvá-la.
O médico entra no quarto onde se encontra a moça e se espanta: eis que a vítima é a sua própria esposa. Então ele se dá conta de que houve uma traição e se vê diante de um dilema: cumprir com o seu dever de médico, confirmando o juramento feito no dia da formatura, ou vingar-se da notável traição, negando o socorro imediato?! Ele hesita. A moça morre.
A partir daí o filme então nos remete a mesma história porém, com uma inversão de papéis. Nesse caso, o traidor seria o marido.
O desfecho é o mesmo, mas o fim é diferente.
Assistam e descubram como esta história termina!
Quer ler a sinopse? Click aqui.

Um comentário:

  1. Marcinha, que video genial. Só fiquei em dúvida com o que será que o final quer dizer? Algo a ver com homem e mulher e capacidade de perdoar? Algo a ver com razão e emoção? Algo a ver com moral, homem e mulher?
    O que achas?
    Um abração
    Bea

    ResponderExcluir