domingo, 3 de junho de 2007

O que é alfabetização e letramento?

Penso que alfabetização e letramento são coisas distintas.
Alfabetização refere-se à capacidade de ler e escrever, ao passo que letramento está além desta prática.
Um indivíduo letrado é aquele que possui a capacidade de fazer uso social da palavra ou seja, ele sabe ler o mundo. E, para tanto não há a necessidade desse indivíduo ser/estar alfabetizado.
Todavia, um sujeito alfabetizado não é, necessariamente, letrado. Penso que quem aprendeu a ler e a escrever mas não é capaz de utilizar estes mecanismos para interagir cotidianamente em sociedade, não está letrado.
Pensando um pouco, me veio à cabeça a lembrança de uma cena do filme “Central do Brasil”, onde a personagem de Fernanda Montenegro (não me recordo o nome), uma pessoa alfabetizada – e letrada, ganhava dinheiro para escrever cartas para pessoas (analfabetas) que não o sabiam fazer, mas estava óbvio que estas eram letradas, pois ditavam o que queriam comunicar. Esse recorte do filme ilustra bem o tema que estamos discutindo.

* Esta comunicação faz parte da atividade 4 da interdisciplina Fundamentos da Alfabetização.

2 comentários:

  1. Oi, Marcinha!
    Tudo bem?

    Que bom encontrar teu blog revisitado com reflexões a cerca das tuas aprendizagens!!!

    Lá no wiki, a profª Iris postou algumas sugestões para a tua descrição da sala de aula! Dá uma olhadinha!

    Um beijo e bom feriado!
    Eliana
    (tutora/sede/SI-1)

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcinha.. estava pesuqisando sobre alfabetização e letramento, quando encontrei sua publição neste blog! Gostei de sua explicação.. Desejando contribuir vamos dialogar sobre o ser letrado sendo uma criança que ouve as histórias que seus pais contam e faz uso social daquelas palavras (e contexto) contidas na história! Esse foi meu entendimento.. Sabendo que voce trabalha com essa temática, o que voce acha sobre essa minha compreensao do ser letrado!
    Abraços,
    Érika Cerqueira (e.talita@hotmail.com)

    ResponderExcluir