domingo, 12 de abril de 2009

Depois de dar um tempo... produzimos aprendizagem!

Agora que vocês já conhecem o filme "Dá Um Tempo" vou contar minha experiência!

Como eu já tinha dito, nossa turma assistiu ao filme (produção alvoradense) “Dá Um Tempo”. Posteriormente a isto, discutimos alguns fatos sinalizados pelo filme, tais como: pontos turísticos de Alvorada; locais, populares e figuras ilustres identificadas ao longo da projeção; violência urbana; a questão do subemprego e eventos marcantes no município. O enredo do filme ficou relegado ao segundo plano de nossa discussão.
Depois dessa calorosa troca de idéias entre o grupo, a professora (eu, no caso) anunciou a possibilidade de um passeio na semana seguinte: um tour por Alvorada. Contudo, os alunos teriam uma tarefa prévia a ser executada em casa, junto aos seus familiares: listar uma série de localidades interessantes existentes em Alvorada (para futura visitação); investigar, por meio de conversa informal, qual a impressão que seus familiares tinham daquele município e realizar um levantamento das empresas (lojas e/ou indústrias) existentes na cidade.
O próximo passo do processo foi o passeio propriamente dito. Um ônibus escolar nos buscou em frente à escola e nos levou a pontos interessantes e, inclusive, desconhecidos de Alvorada.
O mais interessante, ao meu ver, foram os links construídos pela turma a partir das imagens projetadas pelo filme anteriormente assistido. Ao passarmos pelo pórtico da cidade os alunos apontavam deslumbrados enquanto diziam: “profe, era aqui que o Jorge – protagonista do filme – aparecia correndo no início do filme, bem na entrada da cidade!” ou “profe, a gente ainda não passou pelo colégio do Jorge, né?!” ou ainda “olha ali profe, a Carlesso (uma loja de materiais de construção) era ali que a Laíssa Golf – co-protagonista do filme – trabalhava!” Afora estas intervenções, muitas outras brotaram ao longo de nosso passeio. Além disso, muitos registros fotográficos foram levados para a escola, como lembrança daquele momento gostoso de descobertas e descontração!
Na aula imediatamente posterior à realização do passeio, conversamos a respeito de nossas novas impressões acerca da cidade. A conversa rendeu bons frutos. Em seguida, convidei a turma para a construção de um texto coletivo, relatando nossa peripécias; os alunos concordaram e o resultado final foi excelente, demonstrando o aprendizado do grupo.
Esse é apenas um fragmento do trabalho, muitas outras atividades foram desenvolvidas a a partir da projeção daquele filme como a exposição de fotos, a construção de maquetes e o jogo de trilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário