segunda-feira, 7 de julho de 2008

LUZ E SOMBRA

A seguir descrevo a atividade relacionada ao assunto luz e sombra solicitada pela interdisciplina de Ciências. Desenvolvi esta tarefa com uma turma de quarta série.
Iniciei perguntando a eles o que era sombra. Alguns responderam: é quando o sol não bate em algum lugar. Então rebati: então quer dizer que só existirá sombra se houver sol? Eis que a turma concordou.
Perguntei: e de noite, pode haver sombra?
Resposta da turma: de noite é quando a Terra está na sombra do sol!
Retruquei: imaginem que está de noite, vocês estão em seus quartos com a luz acesa; pode haver sombra?
Resposta: sim, nós já vimos!
Eu: mas a sombra não existe só quando há incidência solar?
Turma: não, existe quando há luz, qualquer uma!
A discussão estendeu-se por mais alguns minutos, todos queriam palpitar... segui abordando as questões sugeridas pelo Pead.
Como a nossa sala de aula é favorecida pela incidência solar, apliquei a tarefa com os recortes de cartolina. A maioria dos alunos iniciou pelas peças pretas; depois, surpreenderam-se ao verificar que peças iguais, porém de cor diferente, eram capazes de produzir sombras iguais.
Juntaram os dois retângulos e projetaram concomitantemente com o quadrado maior, concluíram que as sombras eram muito semelhantes. O mesmo ocorreu com os dois quadrados menores cuja a projeção foi comparada à de um retângulo.
Com a junção de dois círculos de tamanhos diferentes um “boneco de neve” surgiu; com os dois menores, um focinho de coelho foi visualizado. Com as pontas dos quadrados sobrepostas, uma gravata borboleta foi vista.
Por fim o conceito de sombra foi construído pela turma com o meu auxílio:
Sombra é quando a luz fica impedida de chegar a algum ponto devido a existência de um obstáculo.

Confesso que me surpreendi com a participação dos alunos e com os resultados obtidos na tarefa. Eu, particularmente, nunca havia imaginado trabalhar com essa questão em aula. E, como não poderia deixar de ser, de início realizei-a a contra-gosto. Mas logo me deixei envolver e, inclusive, aproveitei para retomar uns conceitinhos de geometria através do manuseio das peças empregadas na projeção das sombras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário