terça-feira, 30 de setembro de 2008

Conhecendo Weber

Max Weber, nascido em 1864 na Alemanha, foi um dos grandes nomes da Sociologia. Nascido em uma família de boas posses e intelectualmente desenvolvida, Weber cresceu cercado por uma atmosfera estimulante. Ele estudou história, economia, filosofia e direito. Também atuou como professor universitário.
Weber diferentemente de Durhkeim, que partia da análise das instituições sociais, levava em consideração o indivíduo. Ou seja, os indivíduos deveriam ser o ponto de partida para as análises sociais.
Pode-se dizer que Weber considerava a subjetividade das ações individuais, uma vez que ele buscava compreender fatos incomensuráveis tais como: a religião, a política, a economia...
Sobre a educação, Weber a considera um instrumento que contribui para a seleção social. E além disso, ele acredita que a educação possui diversas finalidades, que variam conforme o tipo de dominação existente em uma dada sociedade.
Weber entende que existem três tipos puros de dominação legítima:
A dominação legal – existente em decorrência de um estatuto;
A dominação tradicional – ligada à família, aos legados, à santidade atribuída a certo indivíduo;
A dominação carismática – onde o indivíduo dominador vale-se de seu carisma para exercer o poder.
Nas escolas em que trabalhei/trabalho pude averiguar a existência dos três tipos de dominação supracitadas, o que evidencia a atualidade das idéias weberianas.
Sendo assim, penso que as relações dominadores X dominados nunca deixou, nem nunca deixará, de existir. Pois existem meios legítimos e historicamente aceitos para a manutenção desse tipo de relação entre os indivíduos.
Referências:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u508.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber
http://www.culturabrasil.pro.br/weber.htm
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/textos/weber.pdf

Um comentário:

  1. Olá Márcia!
    Parabéns pelas postagens no teu blog referentes a interdisciplina de ECS. Pesquisaste e trouxeste informações de dois autores estudados, Weber e Durkheim. Apontas a atualidade das idéias weberianas e falas dos tipos de dominação que observas na tua escola. Já observaste como elas se manifestam dentro da tua sala de aula? Um abraço, Simone - Tutora sede

    ResponderExcluir