terça-feira, 30 de setembro de 2008

Refletindo acerca das idéias de Durkheim

Émile Durkheim, considerado um dos pais da sociologia moderna, nasceu, viveu e morreu na França, no século XIX. Ele formou-se em filosofia e atuou como professor de pedagogia e ciência social na Universidade de Burdeos. Sempre foi um defensor do método científico como meio de desenvolver o conhecimento, opondo-se completamente à educação religiosa.
Segundo Durkheim, a educação é um processo pelo qual passam as crianças a fim de serem moldadas para viver em sociedade. Citando-o: “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.”
Além disso, a educação teria duas finalidades na socialização: homogeneizar ou diferenciar as pessoas. Ou seja, o papel desenvolvido pela educação dependerá da realidade social de cada indivíduo.
Portanto, Durkheim não acreditava em um modelo de educação ideal para todos, mas sim em diferentes educações cada uma com sua peculiaridade, atendendo as necessidades de sua respectiva sociedade.
Para o autor era necessário levar em consideração o processo histórico pelo qual passou dada sociedade. Pois a educação do tempo presente era fortemente influenciada pelo legado das gerações anteriores.
Durkheim via a sociedade como uma grande entidade moral. Segundo ele, era graças à moral que os indivíduos dominavam seus anseios e desejos, pondo as necessidades da sociedade em primeiro plano; os interesses do todo devem prevalecer sobre os interesses individuais, segundo a moral. A moral social regulava a vida coletiva, mantendo a ordem na sociedade.
Assim, entendo que para Durkheim, a educação tinha por finalidade criar e desenvolver nos indivíduos certas aptidões intelectuais e morais afim de atender as demandas da sociedade na qual estes estavam inseridos.
Referências:
http://www.suapesquisa.com/biografias/emile_durkheim.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Émile_Durkheim
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/2006/01/educao-diferenciadora.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário