quinta-feira, 17 de julho de 2008

Trabalhos Manuais

Por motivo de doença, nada muito grave, estou de licença em minhas escolas há duas semanas.
Então para passar o tempo e me distrair um pouquinho resolvi fazer artesanato: pintei duas estatuetas de gesso, uma africana e uma mulata bem brasileira; também pintei uma caixinha de madeira com motivos indianos.
As fotos não ficaram muito boas, mas dá pra ter uma idéia... bjs!








segunda-feira, 7 de julho de 2008

MAIS UMA VEZ... TANGRAM!


Na onda de “inventar coisas para a profe passar” mais um desafio me foi lançado. Uma aluna, talvez motivada pela atividade que realizamos relacionando um vídeo com tangram (vide a postagem Vídeo em sala de aula + tangram), trouxe-me um outro livro contendo modelos de casas, barco e coelho confeccionados a partir da técnica chinesa. Mais uma vez não resisti e acabei acatando a sugestão!
P.s.: O que seria de mim sem os meus aluninhos??! hehehe

TERÁ SIDO POR ACASO?

Embora eu esteja postando este relato somente agora, essa atividade ocorreu há alguns dias...

Mas o que foi que aconteceu? Bem, estava eu trabalhando com a quarta série os sólidos geométricos... fiz desenhos no quadro, levei objetos de uso corriqueiro para ilustrar, enfim, fui explicando “conforme dava”. Eis que no dia seguinte um aluno leva até mim um livro de matemática com moldes de sólidos geométricos para recortar e montar. Olhando-me fixamente o menino lança o desafio: “passa pra gente profe?”
Foi inevitável, senti-me comovida e orgulhosa por ter despertado o interesse de alguém pelo conteúdo trabalhado!
O resultado do desafio você vê nas fotos:





LINHA DE TEMPO

Realizei a atividade da linha de tempo com os meus alunos de quarta série.
Percebi que alguns entenderam bem a proposta de trabalho e conseguiram desenvolver uma cronologia lógica, o único problema para estes alunos estava em associar os fatos lembrados às suas respectivas datas.
Contudo, outros alunos apresentaram uma dificuldade enorme em compreender o que estava sendo solicitado, pois nem sabiam o ano de seu nascimento; estes desenvolveram uma linha anacrônica com fatos de pouca relevância, acredito que com elementos e datas inventados/improvisados.

LUZ E SOMBRA

A seguir descrevo a atividade relacionada ao assunto luz e sombra solicitada pela interdisciplina de Ciências. Desenvolvi esta tarefa com uma turma de quarta série.
Iniciei perguntando a eles o que era sombra. Alguns responderam: é quando o sol não bate em algum lugar. Então rebati: então quer dizer que só existirá sombra se houver sol? Eis que a turma concordou.
Perguntei: e de noite, pode haver sombra?
Resposta da turma: de noite é quando a Terra está na sombra do sol!
Retruquei: imaginem que está de noite, vocês estão em seus quartos com a luz acesa; pode haver sombra?
Resposta: sim, nós já vimos!
Eu: mas a sombra não existe só quando há incidência solar?
Turma: não, existe quando há luz, qualquer uma!
A discussão estendeu-se por mais alguns minutos, todos queriam palpitar... segui abordando as questões sugeridas pelo Pead.
Como a nossa sala de aula é favorecida pela incidência solar, apliquei a tarefa com os recortes de cartolina. A maioria dos alunos iniciou pelas peças pretas; depois, surpreenderam-se ao verificar que peças iguais, porém de cor diferente, eram capazes de produzir sombras iguais.
Juntaram os dois retângulos e projetaram concomitantemente com o quadrado maior, concluíram que as sombras eram muito semelhantes. O mesmo ocorreu com os dois quadrados menores cuja a projeção foi comparada à de um retângulo.
Com a junção de dois círculos de tamanhos diferentes um “boneco de neve” surgiu; com os dois menores, um focinho de coelho foi visualizado. Com as pontas dos quadrados sobrepostas, uma gravata borboleta foi vista.
Por fim o conceito de sombra foi construído pela turma com o meu auxílio:
Sombra é quando a luz fica impedida de chegar a algum ponto devido a existência de um obstáculo.

Confesso que me surpreendi com a participação dos alunos e com os resultados obtidos na tarefa. Eu, particularmente, nunca havia imaginado trabalhar com essa questão em aula. E, como não poderia deixar de ser, de início realizei-a a contra-gosto. Mas logo me deixei envolver e, inclusive, aproveitei para retomar uns conceitinhos de geometria através do manuseio das peças empregadas na projeção das sombras.

BALANCE – Ocupação do Espaço

O vídeo mostra a relação existente entre a articulação de cinco indivíduos e a estabilidade de uma plataforma.
Na medida em que um dos indivíduos se move, os demais obrigatoriamente devem se mover também, senão a estabilidade é perdida.
No filme fica evidente que as ações individuais são fundamentais para o sucesso ou insucesso do coletivo. Da mesma forma, ações coletivas podem salvar ou condenar o todo ou um único indivíduo.
Assim como no filme, em se tratando de meio ambiente as ações individuais devem estar em consonância com o coletivo; do contrário, uma catástrofe estará iminente.
Quando as pessoas pensam apenas em solucionar os seus próprios problemas ignorando os possíveis danos ao meio acaba sendo gerado um desequilíbrio ambiental. Ou seja, o ambiente perde sua estabilidade e começam a surgir inúmeros problemas. Exemplos: o destino incorreto dado aos resíduos urbanos; construções irregulares em áreas impróprias; caça predatória de determinados animais...