sábado, 29 de novembro de 2008

Pensando a Gestão Democrática

A organização da escola sob a ótica democrática ocorre perante a implementação de mecanismos de participação social, tais como: a formulação de políticas educacionais; a determinação de objetivos e fins da educação; o planejamento; as tomadas de decisão; a definição sobre a locação de recursos e necessidades de investimento; a execução das deliberações; e nos momentos de avaliação.
A Gestão Democrática na escola é assegurada por normatização das práticas sociais; envolve toda a comunidade circundante e seus agentes sociais; implica em participação de todos os seus sujeitos, de forma direta e também por meio de representação e caracteriza-se pelo funcionamento: do conselho escolar, da descentralização de recursos, do provimento do cargo de diretor, de participação direta de todos os agentes sociais, de planejamento participativo e da avaliação institucional participativa.
Além disso, a Gestão Democrática possui as seguintes dimensões:
financeira – através do repasse de verbas, da programação de recursos, do plano de aplicação e da prestação de contas;
administrativa – abrangendo o planejamento participativo global, o provimento do cargo de diretor, o Conselho Escolar e agremiações e as organizações das vidas funcional e escolar;
pedagógica – é composta pelo PPP e por dinâmicas de organização do ensino;
relacional – com relações com o sistema, rede de ensino, órgão central e instituições afins.
Na escola municipal em que atuo a Gestão Democrática existe “no papel” e muitos colegas ainda tentam tirá-la até mesmo de lá (exclui-la). Já na escola estadual, a Gestão Democrática é visível aos olhos, sem esforço.
Creio que a principal necessidade para a implementação da Gestão Democrática nas escolas está na superação de seu maior entrave: o medo que os professores possuem da mudança!

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