sábado, 29 de novembro de 2008

(Re)pensando a Gestão Democrática

Gestão Democrática é o processo político pelo qual os membros integrantes da escola discutem, deliberam e planejam, solucionam problemas e os encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola. Este processo, sustentado no diálogo e na alteridade, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito a normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola.
Assim, por Gestão Democrática Escolar entendo uma administração onde a tomada de decisões se dá pelo coletivo da escola. Ou seja, em uma gestão desse tipo não há espaço para o autoritarismo e para a exclusão. A escola pertence a todos e todos sabem disso, assumindo responsabilidades, cumprindo seus deveres e tendo os seus direitos respeitados.
A participação de todos os segmentos escolares é a base para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) de forma coerente, visando a democratização das relações de poder e o respeito à própria comunidade escolar.
PPP e Regimento Escolar (RE) estão solidamente ligados. Ao passo que o PPP norteia as ações da escola e o RE normatiza estas ações, estabelecendo e garantindo a Gestão Democrática.
Contudo, percebo que ainda existem grandes entraves à Gestão Democrática, uma vez que:
A cultura democrática é ainda pouco consolidada nos segmentos diversos da sociedade;
Existem dificuldades em entender a importância do Controle Social;
Há resistência à socialização do poder;
Ocorre a visão patrimonialista;
Existe pequena vontade política por parte dos gestores ou mesmo contrariedade à idéia de participação política.
Seguiremos pensando e (re)pensando a Gestão Democrática...

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