quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sobre a primeira semana de estágio

Ao iniciar o estágio curricular, lancei para a turma a proposta central do trabalho: produzir um documentário que retratará o dia a dia dos alunos do primeiro ano na escola. Eles ficaram empolgadíssimos, muito embora me tenha parecido que num primeiro momento eles não tivessem entendido bem do que se tratava a proposta. Pois questionaram: como a gente vai aparecer no telão? Tu sabes fazer filme, profe? etc...
Então expliquei melhor. Falei-lhes que para fazer um filme nos precisaríamos apenas de uma câmera ou filmadora ou celular e muita participação de todos. Disse-lhes que durante as nossas atividades corriqueiras eu estaria filmando e/ou fotografando para adicionar isso tudo ao filme. Também expliquei que mais adiante a turma seria dividida e que eles próprios também fotografariam e filmariam.
A turma ficou bem ansiosa. E ao longo da semana perguntaram-me sobre "quando eles fariam as coisas"?! Ou seja, parece-me que eles ainda não se deram conta de que já iniciamos os trabalhos. Afinal, eles querem é pôr a mão na massa ou melhor, na câmera!
Como atividade de motivação para a construção da arquitetura documentário realizei um passeio com a turma pelas dependências da escola:
"Subimos as escadas e passamos de sala em sala nos apresentando e desejando bom dia às turmas e aos professores, fomos até a sala de vídeo e descemos pela outra escada; caminhamos até a cozinha e entramos lá – conversamos com as merendeiras e vislumbramos a comida que estava sendo preparada; entramos na sala de professores, na secretaria e na direção; vimos onde situam-se todos os cinco banheiros da escola; seguimos visitando as turmas do térreo; também conhecemos o depósito e a sala onde são guardados os materiais de educação física; observamos todos os pontos do pátio.
Filmei alguns trechos desse passeio e pensei em utilizar este material no making off do documentário." (Este trecho foi copiado da reflexão semanal de meu pbworks, referente a semana 1.)
 
Ainda sobre a primeira semana.
Levei a turma pela terceira vez até o ambiente informatizado da escola. Antes de sair da sala combinei com eles que num primeiro momento eles deveriam tentar escrever as vogais utilizando as ferramentas do Tux Paint e que depois, no segundo momento, eles poderiam explorar os jogos do GCompris. Me surpreendi! A turma cumpriu com o combinado, realizando as tarefas com sucesso!
 
Outra atividade legal que realizei foi a construção do gráfico de barras para ilustrar a quantidade de pessoas cujos nomes iniciam com a mesma letra. Em meu pbworks relatei o seguinte: "No fundo da sala de aula eu tenho um painel confeccionado em papel pardo; nele há as fotos de cada criança acompanhadas dos respectivos nomes escritos com as letras iniciais destacadas. Pois bem, solicitei que os alunos olhassem para este painel e respondessem a medida em que eu indagava: quais os nomes que começam com a letra A? Quantos são? (Estas perguntas eu fiz para cada letra do alfabeto.) Na medida em que os alunos respondiam eu ia anotando no quadro. Concluída essa etapa, fixei no quadro um gráfico pré-pronto. Era o gráfico de barras dos nomes dos alunos. Expliquei à turma que cada quadrinho representava um aluno e fiz a correlação com as anotações do quadro, mostrando-lhes que se tratava de uma coisa só. Eu disse-lhes que cada aluno pintaria o seu quadrinho. Terminada a pintura do gráfico partimos para a análise do mesmo. Pela interação e pelo interesse apresentados por parte dos alunos para com a atividade, suponho que eles tenham entendido o propósito e que tenham gostado de participar."

3 comentários:

  1. Olá Marcia!

    Muito importante o registro que fizeste, porém , gostaria de reforçar que necessitas realizar postagens mais reflexivas frente a tua vivência no estágio, sem deixar de trazer as evidências da tua prática, ok?

    Grande abraço,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Marcinha, tuas reflexões sempre são muito claras e acompanhadas de muitas evidências. Mas olha bem o que postastes. Não é um belo registro com algumas constatações ( eles queriam por a mão na máquina!! Eles não se deram conta de que o trabalho já começara)? Sem dúvida estás com um excelente trabalho e a ideía do gráfico é muito interessante. Mas, e as reflexões? Onde estão? Como te vês como uma prof em estágio? Estás pondo em prática o quê , o que tem a ver com o curso? Mudastes? O que percebes no ato de aprender que queres agora aproveitar?
    Como estás nos devendo postagens, aproveira para faze-las com intensas reflexões.
    Um abração
    Bea

    ResponderExcluir
  3. Marcia!! Olha a tua produção aqui no blog, no link acompanhamento da sidebar do nosso wiki. Precisas te dedicar com urgência. Fiquei bem preocupada.
    Um abraço
    Bea

    ResponderExcluir