segunda-feira, 6 de julho de 2009

Atividade postada no Rooda em 26/04/09 para Psico II.

Aula 3 - Aprendizagem
Muitas vezes os processos de ensino e de aprendizagem são usados como sinônimos. Será que é assim mesmo? Depende da teoria que estiver embasando a nossa prática pedagógica.
A abordagem teórica que trabalharemos neste semestre entende a aprendizagem e o ensino como processos distintos. Nesta atividade propomos voltar nossa atenção para o processo de aprendizagem.
Para isso, pense em alguma aprendizagem que você tenha construído. Essa atividade não precisa estar ligada diretamente à aprendizagem escolar. Pode ser qualquer situação na qual você aprendeu algo novo.
O que aprendi de novo: pintura em gesso.
Bem, partirei desde o início para que eu possa me fazer entender.
Sempre admirei objetos de decoração. As africanas (estatuetas esguias, em gesso, pintadas à mão) me fascinavam; eu sempre quis adquirir ao menos uma, mas devido ao elevado valor deste objeto nunca o comprei.

Em meados do ano passado entrei em licença saúde, devido a uma depressão moderada. Orientada pelo médico a exercer um hobby, logo pensei nas estatuetas.
Lembrei que certa vez havia visto uma estatueta crua, em gesso, numa determinada loja. Então decidi voltar lá e comprá-la. Feito isso, me vi diante de uma interrogação: como pintá-la? Eu não sabia que tipo de tinta utilizar, que cores empregar e além disso, eu nem sabia que existiam técnicas de pintura! Como sanar este problema? Google! Fui à caça na internet.
Na rede, encontrei blogs com vários passo-a-passos de pintura em gesso, descobri materiais e inclusive técnicas. Isto me entusiasmou e me levou a por minhas descobertas em prática. E, a partir da prática, eu fui aprendendo.
Então, decidi fazer de minha aprendizagem um hobby. A partir daí passei a frequentar mais a loja de produtos para artesanato, fui descobrindo materiais, conversando com as atendentes e recebendo algumas dicas acerca do emprego de alguns produtos.
Hoje em dia, sempre que me sinto triste ou irritada eu pinto.
Além disso, já ensinei outra pessoa de meu convívio familiar a pintar. E juntos produzimos, inclusive, uma renda extra com a venda das estatuetas artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário