segunda-feira, 6 de julho de 2009

Índios

Atividade publicada no Rooda em 06/06/09 para interdisciplina QERESH.
Enfoque IV: concepções de índio.
A) Ler, o texto “Os Indios no Brasil: quem são e quantos são”, escrito pelorepresentante do povo Baniwa, Gersen dos Santos Luciano.
Destacar as idéias principais e explicar como e por que se constituíram as contradições que seguem: índios X povos indígenas / generalização X identidade étnica. Sugerir formas de desfazer pré-conceitos que predominam ao se falar de povos indígenas. Elabore um texto e poste no seu webfólio.
O texto tem início a partir de uma explanação dos dados coletados acerca da população indígena brasileira. Os órgãos representativos dos direitos/interesses indigenistas lançam mão de dados numéricos, basicamente. Em seguida, o texto abre para a exploração das razões de ser indígena.
Em seguida, o texto fala-nos da alcunha índio. Mostra-nos que a denominação é fruto de um acidente de percurso navegacional marítimo, como já nos era sabido desde os tempos de escola. Contudo, traz-nos uma ressalva: a evolução do sentimento de ser índio. Outrora, assumir-se enquanto sujeito indígena configurava uma ação vergonhosa, parecia ser feio pertencer a esta etnia. Com o passar do tempo, foi-se dissipando essa visão e a assunção da identidade tornou-se valorosa, inclusive fortalecedora de lutas em prol das conquistas atuais dessa irmandade, se assim se pode dizer. O texto coloca-nos o entendimento do sentido do termo parente entre os membros daquele povo.
Ao ler o texto, parece-nos bastante claro o resultado positivo do resgate da honra indígena frente a sociedade como um todo. A etnia deixou de ser uma minoria esquecida em meio a porções de terras brasileiras e tornou-se um povo unido ou seja, surgiu um povo aguerrido, que parece não ter medo de dizer: somos as raízes desse país portanto repeitem-nos!
Fruto do resgate cultural indígena é a volta de práticas e rituais outrora caídos em desuso em seus grupos étnicos. Parece-nos que o orgulho indígena quer fazer valer a tradição novamente, como que se estivesse patenteando um produto (é a impressão que tenho). São tempos de reviravolta! Uma reviravolta merecida e louvável.
Por fim, o texto fala sobre a organização social indígena e sobre sua diversidade cultural contemplando seus inúmeros aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário