segunda-feira, 6 de julho de 2009

Desenvolvimento Moral

Atividade publicada no Rooda em 14/06/09 para a interdisciplina Psico II.

Aula 11 – Desenvolvimento Moral
Ler o texto Significações de Violência na Escola: equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança? de autoria de Jaqueline Santos Picetti, que se encontra na biblioteca do Rooda. Após a leitura, relate uma situação experienciada em sua sala de aula e procure, ao mesmo tempo, como fez a pesquisadora, analisá-la teoricamente com base no referencial piagetiano sobre o desenvolvimento moral.

Adorei o texto de Jaqueline Picetti. Ele ilustra, de maneira bastante clara, as situações comumente vivenciadas por nós, professoras, em sala de aula. Aliás, posso dizer que esse texto fez-me lançar um outro olhar acerca das “atitudes violentas” de meus alunos.
Realmente, como sugere o texto, costumamos tachar nossos alunos a partir de idéias pré concebidas por nós. Quantas e quantas vezes eu mesma já não tive pensamentos deterministas ou preconceituosos (legado familiar ruim) em relação aos estudantes de minhas turmas? Muitas!
A situação que vou relatar a seguir é bastante semelhante aquela descrita por Jaqueline.
Cerca de duas semanas atrás, eu havia levado minha turma de terceiro ano para almoçar. Após o almoço a turma tem o hábito de escovar os dentes. Enquanto uns terminam de almoçar os outros vão escovando os dentes e em seguida encaminhando-se à fila; alguns ainda aproveitam para brincar um pouquinho no pátio.
Nessa ocasião Abner resolveu brincar com Guilherme. Ele segurou o colega pelo pescoço, na altura da garganta. Guilherme se enfureceu com o colega e começou a chutá-lo. Abner então revidou, dando-lhe um soco no estômago.
Eu não vi o que aconteceu, pois eu estava cuidando daqueles que ainda almoçavam. Mas os colegas correram para me contar que Guilherme estava chorando. Então eu o chamei e ele relatou que Abner apertou o seu pescoço. Então, chamei o outro menino também. Foi aí que eles me esclareceram a situação e que eu descobri que a “atitude violenta” de Abner tratava-se de uma brincadeira, um “arreganho”, como eles costumam dizer.
Esclarecido o ocorrido os alunos pediram desculpas um ao outro e tudo ficou bem.
Nesse caso, a brincadeira desavisada de Abner pareceu a Guilherme como um ato de violência. Guilherme, sentindo-se agredido e revidou. Abner, sem entender o motivo da agressão, uma vez que ele estava iniciando uma brincadeira com o colega, agrediu-o novamente (agora sim com o sentido de agressão) pois havia sofrido um ato violento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário