segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mosaico étnico-racial


Esta postagem traz uma atividade proposta pela interdisciplina QERESH que foi publicada no Rooda em 24/04/09.



Proposta de trabalho:
A atividade se desdobra em três momentos:
a) Elaborar um mosaico étnico-racial em conjunto com seus alunos. Vocês podem utilizar diferentes recursos visuais, como desenhos, pinturas, colagens, fotografias... Faça um grande painel e estimule outros colegas a participar desta atividade, montando uma linda exposição na escola.
b) Após a elaboração do mosaico, discutir com seus colegas através do Fórum as impressões e reflexões suscitadas.
c) Elabore um texto com suas descobertas.
Poste no Webfólio uma imagem digitalizada do mosaico, bem como um texto com suas descobertas.


Como o trabalho foi elaborado:
A atividade foi proposta a uma turma de terceiro ano do ensino fundamental.
Foram necessárias duas aulas para que conseguíssemos concluir a atividade.
Inicialmente trabalhei com o grupo de alunos uma poesia da Ruth Rocha: Pessoas são Diferentes. Nós a analisamos e a discutimos. O grupo chegou a conclusão de que as pessoas são, de fato, diferentes sob vários aspectos. Em seguida fotografei os alunos presentes naquela aula, explicando que o procedimento faria parte de nossa próxima aula.
Na aula seguinte conversamos sobre a ancestralidade dos indivíduos que compunham aquela classe. Após isso, distribui uma folha de ofício para cada aluno e propus que a dobrassem ao meio a fim de vincá-la, marcando o meio desta. Em uma das metades da folha a criança deveria desenhar, da forma mais fidedigna possível, o seu auto-retrato e na outra metade, as pessoas que compõem o seu grupo familiar.
Realizada a atividade, distribui para cada criança a sua respectiva foto (tirada na aula anterior). A tarefa era simples: comparar a foto recebida com o auto-retrato e se necessário, realizar alguma anotação no caderno.
Concluído esse momento, cada aluno colou a sua produção no papel pardo, formando assim, um grande mosaico de imagens.
Depois de pronto, o mosaico serviu de instrumento de apreciação. Cada aluno apresentou ao grande grupo a sua produção, destacando as suas impressões e conclusões a partir da realização da tarefa.
A turma demonstrou satisfação ao realizar a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário