domingo, 9 de dezembro de 2007

Música e poesia



Relato a seguir, como exemplo de aprendizado, uma atividade simples mas que envolve os conhecimentos adquiridos no curso de extensão em alfabetização, as leituras das interdisciplinas "Música na Escola", "Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem" e "Ludicidade e Educação":
Levei aos meus alunos de primeira série um cd com algumas poesias musicadas de Vinícius de Moraes. Em um primeiro momento eles apenas apreciaram as canções.
Depois, contei a eles um pouco da biografia de Vinícius de Moraes.
Em seguida entreguei a eles uma folha mimeografada onde constava o desenho de uma casa e dentro do mesmo, a transcrição da poesia "A casa". A partir daí, realizamos a leitura e em seguida, cantamos a música. (Como a música já havia sido escutada por todos, não ouve entrave para a participação daqueles que ainda não estavam alfabetizados.)
Solicitei aos alunos que localizassem todas as palavras "casa" que constavam na poesia e as assinalassem. Isto contemplou a percepção visual e o raciocínio lógico-matemático (pois também pedi que contassem quantas vezes a palavra "casa" apareceu ao longo do texto).
Para aqueles alunos que quiseram pintar o desenho da casa, pelo simples prazer de pintar, foi-lhes permitido e um tempo foi reservado a isto.

Um comentário:

  1. Olá Marcia! Percebo que cada vez mais você vem aprimorando suas postagens e registros em teu diário de campo (blog). Ele está cheio de informações, bem humorado/animado e amigável. Relacionar sempre a questão teórica (aquilo que estamos trabalhando e desenvolvendo no PEAD) com a tua prática em sala de aula, me parece uma excelente estratégia, não é?! Seguimos em frente! Um abraço, Daiane

    ResponderExcluir