terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Socializando algumas reflexões...

DESCOBERTAS E REFLEXÕES EM EPPC...
Após leitura dos textos indicados na trilha e reflexão acerca dos mesmos, enfatizo algumas idéias a seguir.
No texto “PROFESSORES COMO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES”, de HENRY A. GIROUX destaco: “O futuro professor é visto basicamente como um receptor passivo deste conhecimento profissional e participa muito pouco da determinação do conteúdo e direção de seu programa de preparação”.
Formei-me no curso de Magistério em 1999 e lembro-me muito bem de minhas aulas, principalmente das de didática. Aprendíamos o passo-a-passo de como ensinar. Era uma instrução única e fechada, ou seja, não nos eram ofertadas outras possibilidades; as instruções eram behavioristas e ponto final!
Passado o tempo, eis que descubro em minha prática diária, que as instruções, a receita aprendida, já não surtiam efeito. O que teria eu feito de errado? Levei algum tempo, mas descobri. O meu erro estava em me permitir ser um receptáculo de informações desconexas, em me contentar com pouco, em sanar minha sede de saber com o comodismo e a alienação...
No texto “CONSCIENTIZAÇÃO COM BASE EM PAULO FREIRE”, de Jerônimo Sartori e Elizabeth Diefenthaeler Krahe destaco a seguinte passagem: “Ao analisar as relações professor-aluno, Freire conclui que seu caráter é essencialmente narrativo, visto que o professor desempenha o papel de sujeito narrador e o aluno de objeto paciente, só escuta. Embora bem-intencionada, a ação bancária do professor não consegue imprimir sentido humanista e revolucionário capaz de viabilizar o pensamento crítico e a humanização do homem – educando”.
Lendo essa passagem eu me pergunto: quantas vezes eu não matei a curiosidade de meus alunos com uma educação bancária, aplicada na melhor das intenções? Por muito tempo tive os meus alunos como meros espectadores, como objetos e não como sujeitos agentes. Mas felizmente, aos poucos, fui descobrindo que havia outros caminhos a serem seguidos e que, desenvolver a consciência crítica nos estudantes é de suma importância para que o conhecimento tenha um significado palpável para os mesmos. E, penso que é justamente na significância do saber, que se encontra o combustível essencial para a revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário