domingo, 9 de dezembro de 2007

Poesia na sala de aula

Relato a seguir uma prática de sala de aula, realizada em minha turma de segunda série, e que foi muito bem aceita pelos alunos:
Levei para a sala de aula três livretos da coleção "Literatura em minha casa" - Poesia fora da estante, Poemas do Mar e Gotas de Poesia.
Desses livros, apresentei à turma (com entonação adequada - antes de meu ingresso no Pead eu não tinha este cuidado) as poesias: Corrente de formiguinhas (Henriqueta Lisboa), Baleias (Renata Pallottini), A vaca, Sapo enfeitiçado e O gato e a gota (Elias José). Juntamente às poesias, apresentei as suas respectivas ilustrações. Este foi o primeiro passo.
Em seguida, realizamos o segundo passo. Solicitei aos alunos que escolhessem a poesia de que mais gostaram e que a transpusessem para o papel através de desenho (a base poderia ser as ilustrações apresentadas ou não).
O terceiro passo foi a divisão da turma em grupos. Os grupos se formaram em função da poesia que cada um tinha escolhido para representar individualmente. Portanto, os grupos não tinham o mesmo número de componentes.
Já em grupos, os alunos trocaram idéias acerca da poesia escolhida, colaram suas produções no papel pardo e, sintetizando as idéias individuais, redigiram uma idéia conjunta, que também foi acrescentada no painel.
A última fase foi a apresentação do trabalho construído nos grupos menores para o grande grupo.
Resolvi relatar a atividade supracitada porque, para mim, representou um marco em minha prática pedagógica. Antes disso, eu nunca havia trabalhado com poesia em uma turma de segunda série. E mais, senti-me orgulhosa de ter proporcionado um momento de aprendizado interligado com o lazer para meus alunos. Foi muito gratificante vê-los empenhados na execução da tarefa com um sorriso nos lábios.
Outra coisa, a partir daquele momento, sinto que consegui despertar o interesse pela poesia em meus alunos. O que evidencia isso é o fato de que daquele dia em diante, meus alunos passaram a retirar livros de poesia na biblioteca da escola. Geralmente eles me procuram para mostrar uma poesia que leram e gostaram muito!

Um comentário:

  1. The new site largely targeted at low income people, the homeless and others who it is feared may fall through the cracks in distributing the money is for people who: had gross income that did not exceed $12,200 for an individual or $24,400 for married couples for 2019; were not otherwise required to file a federal income tax return for 2019; and didn plan to, the IRS said.

    The man had been denied bail three times before, but Harris ruled that the emergence of COVID 19 represented a significant New Air Jordan Shoes enough change in circumstances to warrant his release. It means a lot to represent Samford with so many players that's in Coach Outlet Clearance the league now that come from Samford.

    Recurring Billing. I heard the tires go off and that's it. Arkansas and Vanderbilt.Let the record show those Cheap Yeezy Shoes Sale were the last two basketball teams in the SEC fans could watch live in the year coronavirus disrupted the world, including the sports we love to watch together.Being together is the problem right Air Force 1 In Store now, however, and it all came into focus for this little speck of MK Outlet the planet on Wednesday.

    That met a furious Cheap Nike Air Force 1 response from officials in California and several other states as well as unexpected resistance from auto companies, Yeezy Shoes For Sale which worried the administration Jordan Shoes For Sale was going overboard and dragging them into years of court battles with states.Trump has boasted that his plan would save lives, improve the economy and reduce the price of a new car by about $1,000.However, the EPA's own analysis is not as optimistic.Its estimates show that while loosening fuel economy standards could make cars cheaper, drivers would lose money in the end by having to buy more gas.RELATED: Pa..

    ResponderExcluir