terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O processo de ensinar e aprender

Quando o professor ensina não haverá necessariamente o aprendizado por parte do aluno. Pode ocorrer que o professor tenha se utilizado de métodos ineficientes para ensinar um determinado conteúdo, de tal forma que não ficou claro para o aluno o que é dele esperado ou, ainda, pode acontecer de o aluno ter algum tipo de problema que acabará servindo de entrave à aprendizagem (problemas familiares, neurológicos, fome etc).
A aprendizagem se dá em inúmeros espaços não apenas na escola, uma vez que a educação pode ser sistemática ou assistemática. Vejamos alguns exemplos:
A Igreja é um exemplo de espaço onde, de forma não sistemática, ocorre aprendizado (os fiéis aprendem pela palavra do pastor/padre muitas questões relacionadas a valores e a própria religião). Bem como nas aldeias indígenas mais afastadas da cultura branca, como no interior da região Amazônica, o aprendizado é passado pelos mais velhos aos mais jovens, geralmente de forma oral e prática. Nos núcleos de militância social também ocorrem atividades, assistidas por um determinado método ou técnica, que promovem aprendizagem entre os envolvidos.
Um exemplo real de situação de ensino-aprendizagem é: no ano passado, numa segunda série, quando eu trabalhava o grupo de animais vertebrados com as crianças, um dia após eu ter ensinado sobre os anfíbios um aluno levou para sala de aula um girino num vidro de maionese. Este mesmo aluno me mostrou o animalzinho dizendo: - profe, lembrei do que a gente tinha visto na aula ontem quando fui lá no banhado brincar e vi os girinos, daí eu trouxe pra gente estudar!
Quer dizer, o menino associou o que havia visto em sala de aula em materiais expositivos com algo que ele estava vivenciando no momento, o que comprova que houve uma apreensão daquilo que foi ensinado pela professora.
A saber, criamos o girino em sala de aula até que ele se tornou sapo, quando acabou morrendo; desenvolvemos, inclusive, uma planilha de acompanhamento da metamorfose do sapo.
Bem, meu relato foi embasado em leituras que fiz ao longo da vida, enquanto estudante e professora preocupada com a aprendizagem de meus alunos, e também na minha prática cotidiana.

Um comentário:

  1. A forma como ensinamos vai influenciar bastante no conhecimento adquirido pelos educandos, sendo assim devemos trabalhar de uma maneira que o aprendizado seja bem absolvido.

    ResponderExcluir